quarta-feira, 1 de junho de 2016

Este é um poema 
Mas não é poema sobre a vida, amor, alegria 
ou coisa parecida.

Este é um poema
Um poema sobe a morte,
pois a morte anda mancomunada
                                               com o meu presente.

Este é um poema
Sobre a morte do meu pé de arruda 
e do meu pé de pimenta,
                                        logo em seguida.

Este é um poema
Um poema sobre os golpes insólitos da morte,
sobre seus passos surdos e suas retiradas.

Este é um poema
Um poema sobre o gato morto que encontrei
                                            na porta de minha casa.

E também sobre a morte do pai de Risália
Que partiu essa tarde de mãos dadas com a dama,
com sorrisos enlarguecidos,  atravessou a rua
e se foi.

Este é um poema
Um poema sobre a réstia da morte
deitada sobre o corpo do homem amado
que abandonei.

Este é um poema
Este é um poema sobre a morte.

Um poema sobre a morte
e também sobre a minha morte,
que me tem de trago em trago,
 de bituca em bituca
                                esquecidas.

Este é um poema
Um poema,
                                                  um poema sobre a morte.

E a morte só se faz notar quando se vai
deixando sorrisos congelados
nos lábios amedrontados.

Este é um poema.


2 comentários:

  1. sempre admirei quem faz poesia. se escrever já é uma espécie de desnudamento, escrever poesia é meio se deixar entrever sem pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, é um exercício constante de desprendimento da casca.

      Excluir